O Hospital Municipal Lourenço Jorge realiza no dia 16 de outubro a campanha “Doe sangue, salve vidas”. A ação, em parceira com o Hemorio, acontece das 10h às 14h30 e tem o objetivo de aumentar o estoque de sangue e derivados nas unidades públicas de saúde. A recepção dos doadores será no auditório da unidade.
Para doar sangue é necessário preencher alguns pré-requisitos, como ter entre 16 e 69 anos, no dia da doação e ter mais de 50 kg. É fundamental apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade ou de motorista, passaporte, etc.) e repousar na noite anterior. Caso já tenha almoçado, terá que esperar duas horas para realizar a doação. E necessário não ingerir comida gordurosa algumas horas antes. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis legais e idosos só poderão doar caso já tenham feito anteriormente.
Quem teve alguma doença respiratória anteriormente deverá aguardar uma semana após o fim dos sintomas. Pessoas que realizaram alguma tatuagem ou colocaram piercings, além de mulheres em fase de amamentação deverão aguardar um ano para a doação de sangue. Já quem tenha alguma doença transmissível não poderá participar. Os doadores poderão receber declaração e atestado médico para apresentar no trabalho
O Hospital Municipal Lourenço Jorge fica na Avenida Ayrton Senna, 2000, Barra da Tijuca.